Como funciona a rinomodelação? Em qual caso ela é indicada?

Como funciona a rinomodelação? Em qual caso ela é indicada?

A rinomodelação é um procedimento de Harmonização Orofacial que vem conquistando cada vez mais pacientes.

A técnica, que consiste na modelação do nariz por meio da injeção de substâncias como o ácido hialurônico, é uma excelente alternativa para aqueles que preferem não se submeter a uma cirurgia de correção nasal.

Continue a leitura para entender como funciona o procedimento, quando ele é indicado e quais os cuidados a serem tomados para garantir bons resultados e devolver a autoestima aos pacientes.

O que é rinomodelação?

A rinomodelação, também conhecida como rinoplastia não cirúrgica, é uma técnica de harmonização orofacial utilizada para modelar o nariz.

Ela se caracteriza pela aplicação de substâncias como ácido hialurônico (AH) em diferentes regiões do nariz, a fim de e corrigir pequenas irregularidades e assimetrias que incomodam o paciente.

  • Rinoplastia Vs. Rinomodelação: Diferente da rinoplastia, que é uma cirurgia completa do nariz, a rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo, que não envolve cortes ou fraturas nos ossos do nariz.

Como o procedimento é realizado?

A rinomodelação é um procedimento estético relativamente simples e rápido, feito no próprio consultório odontológico.

Geralmente, inclui as seguintes etapas:

  1. Fotografar o paciente de diferentes ângulos, como frontal, lateral e caudocranial, para facilitar a avaliação dos resultados.
  2. Fazer a antissepsia da região nasal para garantir a biossegurança e, na sequência, aplicar a anestesia local.
  3. Com o auxílio de micro cânulas, aplicar o gel preenchedor à base de ácido hialurônico em regiões específicas do nariz, conforme o planejamento do caso.

Principais regiões de aplicação:

  • dorso do nariz;
  • ângulo nasofrontal;
  • ângulo nasolabial;
  • ponta do nariz;
  • e columela.

O ácido hialurônico (AH) é o material de escolha para a rinomodelação, pois, além de ser reabsorvido pelo organismo, pode ser removido com a enzima hialuronidase, caso necessário.

A quantidade de ácido hialurônico em cada região pode variar de acordo com as necessidades individuais e o plano de aplicação. Como resultado, os efeitos do procedimento podem durar entre 12 e 18 meses.

Quando realizar a rinomodelação?

A rinomodelação visa corrigir pequenas imperfeições e deformidades na região, contribuindo para um rosto mais harmônico.

Logo, a técnica pode ser indicada para:

  • Conceder contorno nasal;
  • Corrigir assimetrias;
  • Melhorar desvios da pirâmide nasal;
  • Elevar a ponta nasal;
  • Disfarçar a giba nasal:
  • Deixar o nariz mais proporcional ao rosto.
Comparação entre dois perfis de nariz, mostrando a diferença entre um nariz com curvatura e um nariz reto que foi realizado rinomodelação. Imagem focada em contornos e características faciais.
Antes e depois da Rinomodelação. (Fonte imagem: A Gazeta)

Vantagens do procedimento de rinomodelação

São diversas as vantagens de realizar a técnica de rinomodelação no consultório odontológico, incluindo:

  • Menor invasividade: sem cortes e anestesias gerais, o procedimento é feito de forma simples e rápida;
  • Biocompatibilidade: o ácido hialurônico é reabsorvido naturalmente pelo organismo ao longo do tempo;
  • Custo -benefício: possibilita corrigir pequenas deformações por um custo muito mais baixo do que uma cirurgia;
  • Recuperação rápida: o pós- procedimento é tranquilo e o paciente não precisa se afastar de suas atividades cotidianas.

Cuidados pós-procedimento

Embora a rinomodelação tenha uma recuperação tranquila, é importante tomar alguns cuidados para garantir um bom resultado.

O paciente deve fazer uso da medicação indicada e limpar a área com produtos específicos. Em contrapartida, deve evitar exposição ao sol, tocar ou massagear a região e praticar atividades físicas intensas.

Para garantir um acompanhamento e evitar intercorrências, solicite ao paciente que envie fotografias após o procedimento, uma vez que o ácido hialurônico é reversível.

Possíveis intercorrências da Rinomodelação

A rinomodelação é um procedimento minimamente invasivo, mas, como qualquer técnica injetável, não está isenta de riscos.

As intercorrências podem variar de leves a graves, e a principal preocupação sempre deve ser a segurança do paciente. Entre as complicações mais comuns estão os edemas e hematomas, que podem ocorrer devido à manipulação dos tecidos e à vascularização da região nasal.

No entanto, as intercorrências mais críticas envolvem complicações vasculares, como a oclusão arterial, que pode levar à necrose tecidual e até comprometer a visão, caso haja envolvimento da artéria oftálmica.

É fundamental que o profissional tenha domínio da anatomia vascular, utilize técnicas seguras, como a aspiração prévia e o uso de cânulas quando indicado, e saiba reconhecer sinais de alerta, como dor intensa, palidez ou livedo reticular.

Além disso, o preparo para reversão imediata com hialuronidase é indispensável. Mais do que apenas dominar a técnica, o diferencial do profissional está na sua capacidade de prevenir, diagnosticar e tratar intercorrências de forma rápida e eficaz, garantindo segurança e previsibilidade nos resultados.

Contraindicações

Apesar de ser um procedimento relativamente seguro, a rinoplastia não é indicada para todos os pacientes. É preciso evitar o procedimento, sobretudo, em pessoas que possuam nariz com pontas grossas ou pontas com queda.

Além disso,  a técnica é contraindicada para:

  • Gestantes, lactantes ou pessoas com saúde debilitada;
  • Pessoas que fazem uso de anticoagulantes
  • Pacientes com lesões na região de aplicação;
  • Pessoas com sensibilidade ao ácido hialurônico;
  • Pacientes que já tenham feito aplicação com PMMA no nariz.

A importância da capacitação do cirurgião-dentista

Desenvolver um conhecimento refinado sobre anatomia, vascularização e inervação nasal, materiais preenchedores, técnicas anestésicas e manejo de eventuais intercorrências é fundamental para garantir o sucesso das rinomodelações.

Portanto, invista em sua formação, siga profissionais renomados e mantenha-se atualizado em relação às técnicas e inovações do segmento odontológico.

Continue acompanhando o Blog da Dental Henry Schein para ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da Odontologia.

Leia também: