Que tal resolver suas burocracias de forma mais ágil? Com o webinar “Descomplicando notas fiscais para dentistas” e o novo Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas, do Simples Dental, você verá que realizar essa emissão é mais fácil do que imagina.
O maior software odontológico da América Latina reuniu os melhores materiais sobre o assunto para te mostrar como garantir mais eficiência e conformidade no seu dia a dia. Confira a seguir as principais dicas para entender mais a respeito dessa prática.
Navegue pelo conteúdo
Por que os dentistas precisam entender sobre a emissão de notas fiscais?
Fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas é essencial para manter sua clínica em conformidade com a legislação brasileira. Veja a seguir alguns dos motivos para levar essa prática a sério:
Obrigações fiscais
As NFs têm implicações diretas na tributação e na regularidade fiscal da clínica, e o não cumprimento pode resultar em problemas jurídicos, como multas e autuações.
Além disso, preencher as notas de forma errada pode ser considerado evasão fiscal. Isso tudo reflete negativamente na imagem e reputação da clínica, resultando em afastamento do público e diminuição das vendas.
Controle de receitas
Com a emissão adequada e o registro das notas fiscais, você consegue acompanhar com mais exatidão o valor dos serviços prestados na sua clínica, facilitando, dessa forma, o controle de fluxo de caixa e o planejamento financeiro.
Melhor relacionamento com empresas parceiras
Uma clínica em conformidade com as obrigações fiscais demonstra profissionalismo e credibilidade no mercado, e consequentemente, isso faz com que fornecedores e instituições financeiras estreitem os laços de confiança com o negócio, possibilitando condições mais vantajosas para você e seus pacientes.
Confira 3 erros mais comuns e como evitá-los na emissão de NFS-e
De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria IOB, seis em cada dez empresas brasileiras cometem erros ao preencherem as notas fiscais. E isso inclui as clínicas odontológicas, uma vez que existem detalhes que podem passar despercebidos:
1. Problemas com CNAE
Dependendo da nota fiscal emitida, é preciso ficar atento quanto à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Verifique se o seu serviço se encontra no código de “atividades odontológicas” e, quando necessário, consulte a tabela no site da Receita Federal para se certificar do número correto.
2. Cadastro desatualizado
Em situações em que o cadastro da clínica odontológica feito na prefeitura estiver desatualizado ou incorreto, existe o risco de a nota fiscal ser invalidada ou resultar em complicações tributárias.
Portanto, certifique-se de estar em dia com as últimas atualizações referentes à emissão de NFS-e do seu município para não passar por esse tipo de transtorno.
3. Preenchimento incorreto
Além das informações referentes ao cadastro, o preenchimento de dados de cada receita também pode sair de forma equivocada. Por exemplo, o preço de um tratamento, o nome do paciente ou a descrição do serviço.
Por isso, é sempre importante verificar os dados mais de uma vez e escolher um software odontológico que conte com sistema de automação que realizem a emissão com menos erros, como o Simples Dental.
Como o Simples Dental ajuda a descomplicar a emissão de notas fiscais para dentistas?
Com a funcionalidade de Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas do Simples Dental, você simplifica essa atividade burocrática e torna a rotina mais prática. Veja como ela funciona:
Integração direta via API: por meio da interface do programa de aplicações do software, você emite notas fiscais de forma ágil e segura.
Processo simplificado: para a emissão, basta inserir os dados da clínica e do paciente, seu certificado, e pronto, você terá a sua nota fiscal.
Acompanhamento constante: você também pode visualizar as notas emitidas e conferi-las sempre que quiser, em um só lugar, para facilitar sua organização.
Baixe o Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas do Simples Dental
Para tirar mais dúvidas sobre o processo de emissão de nota fiscal e os principais pontos relacionados ao tema, você precisa conhecer o nosso Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas!
Com ele, você confere mais detalhes sobre os motivos para fazer a regularização de consultórios odontológicos, entende quais são os tipos de notas fiscais para dentistas e as principais diferenças entre a emissão manual ou automática.
E, claro, confere um passo a passo detalhado para fazer o processo na prática, da forma mais fácil e direta para sua rotina.
Assim como outros tratamentos odontológicos, o alinhamento do sorriso demanda planejamento e acompanhamento constante. E isso pode ser feito facilmente com o Controle de Alinhadores do Simples Dental. Essa funcionalidade oferece todos os recursos necessários […]
O Código de Ética Odontológico (CEO) é o conjunto de normas que rege a conduta do cirurgião-dentista, assegurando a dignidade da profissão, a proteção do paciente e a qualidade dos serviços prestados. O objetivo é […]
A fotografia odontológica é um recurso valioso para o seu dia a dia, servindo como uma das melhores formas de registrar a evolução dos casos de seus pacientes. Além disso, a foto também pode ser […]
A anamnese odontológica é uma entrevista realizada pelo dentista para obter informações sobre a saúde sistêmica e saúde bucal do paciente, sendo a base para o diagnóstico, plano de tratamento e manejo, conforme a queixa […]
Os planos odontológicos, também chamados de convênios odontológicos, apresentaram grande crescimento a partir da década de 1990, com a expansão das operadoras de saúde. Os serviços são regulamentados por diversas leis e normas da ANS […]