Descomplicando notas fiscais para dentistas: veja como o Simples Dental te ajuda!

Descomplicando notas fiscais para dentistas: veja como o Simples Dental te ajuda!

Que tal resolver suas burocracias de forma mais ágil? Com o webinar “Descomplicando notas fiscais para dentistas” e o novo Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas, do Simples Dental, você verá que realizar essa emissão é mais fácil do que imagina.

O maior software odontológico da América Latina reuniu os melhores materiais sobre o assunto para te mostrar como garantir mais eficiência e conformidade no seu dia a dia. Confira a seguir as principais dicas para entender mais a respeito dessa prática.

Por que os dentistas precisam entender sobre a emissão de notas fiscais?

Fazer a emissão de notas fiscais eletrônicas é essencial para manter sua clínica em conformidade com a legislação brasileira. Veja a seguir alguns dos motivos para levar essa prática a sério:

Obrigações fiscais

As NFs têm implicações diretas na tributação e na regularidade fiscal da clínica, e o não cumprimento pode resultar em problemas jurídicos, como multas e autuações.

Além disso, preencher as notas de forma errada pode ser considerado evasão fiscal. Isso tudo reflete negativamente na imagem e reputação da clínica, resultando em afastamento do público e diminuição das vendas.

Controle de receitas

Com a emissão adequada e o registro das notas fiscais, você consegue acompanhar com mais exatidão o valor dos serviços prestados na sua clínica, facilitando, dessa forma, o controle de fluxo de caixa e o planejamento financeiro.

Melhor relacionamento com empresas parceiras

Uma clínica em conformidade com as obrigações fiscais demonstra profissionalismo e credibilidade no mercado, e consequentemente, isso faz com que fornecedores e instituições financeiras estreitem os laços de confiança com o negócio, possibilitando condições mais vantajosas para você e seus pacientes.

Imagem de destaque do artigo do blog sobre parcerias com empresas na área da odontologia, destacando a importância e vantagens dessa estratégia.

Confira 3 erros mais comuns e como evitá-los na emissão de NFS-e

De acordo com uma pesquisa feita pela consultoria IOB, seis em cada dez empresas brasileiras cometem erros ao preencherem as notas fiscais. E isso inclui as clínicas odontológicas, uma vez que existem detalhes que podem passar despercebidos:

1. Problemas com CNAE

Dependendo da nota fiscal emitida, é preciso ficar atento quanto à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). Verifique se o seu serviço se encontra no código de “atividades odontológicas” e, quando necessário, consulte a tabela no site da Receita Federal para se certificar do número correto.

2. Cadastro desatualizado

Em situações em que o cadastro da clínica odontológica feito na prefeitura estiver desatualizado ou incorreto, existe o risco de a nota fiscal ser invalidada ou resultar em complicações tributárias.

Portanto, certifique-se de estar em dia com as últimas atualizações referentes à emissão de NFS-e do seu município para não passar por esse tipo de transtorno.

3. Preenchimento incorreto

Além das informações referentes ao cadastro, o preenchimento de dados de cada receita também pode sair de forma equivocada. Por exemplo, o preço de um tratamento, o nome do paciente ou a descrição do serviço.

Por isso, é sempre importante verificar os dados mais de uma vez e escolher um software odontológico que conte com sistema de automação que realizem a emissão com menos erros, como o Simples Dental.

Imagem promocional de um aplicativo de agendamento de consultas dentais gratuito por 7 dias, com destaque para o botão 'Faça o teste', promovendo experiências simples para elevar sua clínica ao próximo patamar.

Como o Simples Dental ajuda a descomplicar a emissão de notas fiscais para dentistas?

Com a funcionalidade de Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas do Simples Dental, você simplifica essa atividade burocrática e torna a rotina mais prática. Veja como ela funciona:

  • Integração direta via API: por meio da interface do programa de aplicações do software, você emite notas fiscais de forma ágil e segura.
  • Processo simplificado: para a emissão, basta inserir os dados da clínica e do paciente, seu certificado, e pronto, você terá a sua nota fiscal.
  • Acompanhamento constante: você também pode visualizar as notas emitidas e conferi-las sempre que quiser, em um só lugar, para facilitar sua organização.
Profissional de odontologia explicando detalhes da emissão de NFS do Simples Dental em um ambiente de escritório, usando laptop e vestindo roupa formal.

Baixe o Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas do Simples Dental

Para tirar mais dúvidas sobre o processo de emissão de nota fiscal e os principais pontos relacionados ao tema, você precisa conhecer o nosso Guia Prático da Nota Fiscal Eletrônica para Dentistas!

Com ele, você confere mais detalhes sobre os motivos para fazer a regularização de consultórios odontológicos, entende quais são os tipos de notas fiscais para dentistas e as principais diferenças entre a emissão manual ou automática.

E, claro, confere um passo a passo detalhado para fazer o processo na prática, da forma mais fácil e direta para sua rotina.

Imagem de uma dentista sorridente promovendo um guia prático da nota fiscal eletrônica para dentistas, com destaque para a oportunidade gratuita de acesso.

Leia também: