Se existe um momento que sempre me gera estresse durante um atendimento, é ter que levantar da cadeira no meio do procedimento pra ter que buscar um material que eu tinha certeza que tinha separado, só que não! Acredito que nada mais atrapalha o raciocínio, e desorganiza o fluxo.
Mas, com o tempo percebi que segredo não estava em ter uma boa memória pra lembrar de todos os materiais e instrumentos necessários, e sim em fazer um checklist simples, porém consistente, que me ajudasse a não cometer a gafe do esquecimento outras vezes.
Ou seja, menos correria, menos erro bobo, e uma impressão muito melhor diante da avaliação clínica.
E é claro que eu tô aqui pra ajudar vocês, então se liguem nesse checklist que elaborei com base em tudo que funcionou pra mim na prática, e também com o que os preceptores e professores sempre cobram diariamente.
Navegue pelo conteúdo
Revisão do Prontuário e Planejamento
Sempre antes de pensar em materiais ou instrumentos, a primeira organização tem que começar pela ficha do paciente. Ou seja, manter ela sempre atualizada após cada atendimento é essencial para evitar surpresas que podem comprometer a nossa conduta.
“Ah, mas no que eu devo me atentar Patrick?”
Revisar a última evolução que foi anotada.
Verificar se houve mudança nos sinais e sintomas que o paciente relatou.
E sempre confirme o plano de tratamento com o preceptor/professor.
A ficha de anamnese é ouro em nossas mãos, então, relembrar se o paciente possui alguma condição alérgica, medicamentos contraindicados ou condições sistêmicas que podem comprometer o atendimento é essencial.
Já existe exame complementar feito? Também o revise! Olhe os raios-x já realizados, isso vai reduzir a metade o risco de uma mesa incompleta.
Montagem da mesa, organização da cadeira e ambiente operatório
Essa foi a parte do checklist que mais me safou de errar. Quando a bandeja e mesa do equipo está organizada, tudo flui com mais calma e tranquilidade.
Então, conferir o grau de esterilização, separar os materiais de uso único e preparar o descarte correr facilita demais o atendimento.
E só quem já passou pelo estresse de ver a mesa virando um caos no meio do procedimento sabe que não é nada satisfatório.
Então, a dica é: organizar dos instrumentais básicos para os instrumentais específicos do procedimento, seguido dos materiais complementares. E a ordem fica a critério próprio, eu prefiro dividir de acordo com cada fase do procedimento.
E uma outra coisa que é extremamente importante é o seguinte: já passou estar tudo preparado para o atendimento, o paciente já estar deitado na cadeira e seus equipamentos não funcionarem? Seria um terror, não é mesmo? Testem!
Sempre antes de chamar o paciente, testem o pedal da cadeira, o fotopolimerizador, o sugador, os itens do kit acadêmico que vai utilizar.
Preparação Pessoal
Essa é uma parte muito importante, já falamos sobre biossegurança no início, mas é sempre bom intensificar. Conferir se os EPI’s estão completos e adequados ao procedimento é fundamental para o sucesso sem intercorrências.
O uso de máscaras adequadas, luvas de material correto, e acondicionamento correto do cabelo, além da higienização das mãos e a paramentação na ordem correta, irá evitar a contaminação cruzada antes mesmo do atendimento começar.
A preparação pessoal também está na concentração prévia ao atendimento. Não adianta a mesa estar perfeita se você não estiver.
Então, reflexões que devemos nos fazer: sei a técnica do procedimento que será feito? É necessário revisar algum passo? Se não, está tudo bem! Lembre-se que admitir pra si próprio que não lembra é humano.
Pra facilitar, vou colocar aqui abaixo uma lista citando a ordem de tudo que mencionei no texto acima. Printa, coloca como plano de fundo do celular, pra poder nunca esquecer de nada!
Esse checklist nasceu das minhas próprias necessidades, e espero consegui te ajudar com ele. Se ele facilitar seu dia-a-dia na clínica como facilitou o meu, já ficarei feliz.
Nos encontramos no próximo texto?
Patrick Brito Acadêmico 10º de Odontologia Engenheiro, mestre e doutorando
A moldagem é um dos procedimentos clínicos mais realizados no consultório odontológico, permitindo a obtenção de um molde, o seja, reprodução negativa da arcada dentária do paciente. Contudo, para garantir a qualidade desse molde, o […]
Na graduação tudo parece ser rápido demais! É uma correria gigante entre atendimentos na clínica, compra e organização de materiais, provas, seminários, e eu me perguntava: onde a pesquisa entra nesse turbilhão de coisas que […]
Mesmo com todo o preparo antes do início das atividades clínicas na faculdade, com toda a rotina de estudos teóricos e laboratoriais, nada me preparou totalmente para a sensação de estar ali, diante do paciente, […]
A visão multidisciplinar na odontologia é fundamental para otimizar procedimentos e garantir o sucesso do caso clínico. A odontologia multidisciplinar é uma abordagem integrada entre diversas especialidades odontológicas, com o objetivo de realizar um diagnóstico […]
A Implantodontia é a especialidade odontológica responsável pelo planejamento, instalação e manutenção de implantes dentários. É uma das especialidades que apresenta crescimento contínuo no Brasil, devido ao aumento da expectativa de vida e procura por […]