O bioestimulador de colágeno é uma substância que vêm ganhando destaque na área de Harmonização Orofacial.
Tratamentos com o produto são essenciais para a prevenção do envelhecimento cutâneo, garantindo excelentes resultados estéticos por meio de uma aplicação segura e minimamente invasiva.
Mas, você sabe quais os tipos de bioestimuladores de colágeno disponíveis? Quais as apresentações comerciais mais buscadas? E como escolher o mais adequado para seus casos?
Continue a leitura para conferir mais informações sobre os bioestimuladores e porque utilizá-los em seus procedimentos de harmonização orofacial.
O que é bioestimulador de colágeno?
À medida que envelhecemos, vamos deixando de produzir uma importante proteína responsável pela sustentação da pele: o colágeno. Como resultado, podemos observar o aparecimento de rugas e linhas de expressão, aumento da flacidez e a perda de viço e luminosidade da pele.
Para repor essa falta, temos o bioestimulador de colágeno, uma substância injetável que age nas camadas mais profundas da pele com a finalidade de, como o próprio nome sugere, bioestimular o colágeno do organismo.
Além de melhorar o aspecto cutâneo, substituindo o colágeno perdido, ajuda a devolver o volume facial perdido e reduzir sinais de envelhecimento e flacidez.
Como funcionam os Bioestimuladores de Colágeno?
O mecanismo de ação dos bioestimuladores consiste na estimulação dos fibroblastos (células produtoras de colágeno). Isso ocorre a partir de uma resposta inflamatória controlada na região de aplicação.
O tratamento é considerado simples e seguro, e costuma ser feito em três sessões com intervalo de 1 a 2 meses ente elas. A produção de colágeno ocorre gradativamente e constantemente ao longo de semanas ou meses, porém, os resultados costumam ser visíveis a partir do terceiro mês.
A substância também pode ser usada junto a outros procedimentos que estimulem a produção de colágeno, como radiofrequência e ultrassom micro e macrofocado. Essa indicação é válida principalmente para pacientes com a pele mais madura.
Quais são as áreas de aplicação?
O plano de aplicação do bioestimulador de colágeno deve ser elaborado com cuidado, pois é fator determinante para o sucesso do tratamento.
Em Harmonização Orofacial, as regiões mais comuns incluem:
- Complexo Malar;
- Sulco nasolabial;
- Sulco labiomarginal;
- Sulco lábio mentoniano;
- Mento;
- Ângulo da mandíbula;
- Fenda da mandíbula.
Ademais, vale destacar que as áreas de aplicação variam de acordo com a substância escolhida para o tratamento bioestimulador, como o Ácido Poli-L-Láctico (PLLA), Hidroxiapatita de Cálcio (CaHA) ou Policaprolactona (PCL).
Tipos de Bioestimuladores de Colágeno
Existem vários tipos de bioestimulador de colágeno no mercado odontológico. A seguir, apresentaremos as principais opções para seus tratamentos estéticos:
Ácido poli-l-láctico (PLLA)
O Ácido poli-l-láctico (PLLA) é um polímero sintético, derivado do ácido láctico, naturalmente produzido pela contração muscular. Portanto, é uma das substâncias mais indicadas para pacientes que buscam resultados sutis, com aspecto natural.
Após a aplicação, é possível observar mudanças visíveis no local, que correspondem ao volume do diluente do produto. Contudo, elas desaparecem em poucos dias, devido a completa absorção da substância.
O efeito do PLLA é gradual e progressivo, já que ele não é um agente preenchedor, mas um estimulador de colágeno. Seus resultados perduram por cerca de 24 meses.
Hidroxiapatita de cálcio (CaHA)
A Hidroxiapatita de cálcio (CaHA) é uma substância injetável, biocompatível e com alto grau de segurança. Além disso, é extremamente eficaz na restauração do volume em partes moles, além de estimular a neocolagênese.
Assim que injetada, a CaHa promove correção imediata da área tratada. O gel passa a ser absorvido pelo organismo de forma gradativa ao longo de semanas e meses, estimulando a formação de novo colágeno.
A duração de seus efeitos varia entre 12 e 18 meses. Embora, em alguns casos, possa durar até 24 meses.
Policaprolactona (PCL)
A Policaprolactona (PCL) é outra opção de bioestimulador de colágeno biodegradável, indicado para áreas que necessitam de volume e preenchimento.
De fato, sua aplicação na pele promove o aumento gradual do volume tecidual, suavizando rugas e linhas de expressão, além de estimular a deposição de colágeno.
A PCL é um dos bioestimuladores com maior durabilidade, com tempo total de degradação de até 4 anos.
Principais marcas e modelos de bioestimulador de colágeno
Para garantir excelentes resultados em seus tratamentos, é importante optar por bioestimuladores de marcas reconhecidas no segmento de Harmonização Orofacial.
Conheça algumas das principais fabricantes e seus produtos:
Merz
A Merz é uma das marcas mais confiáveis na indústria de estética. Seu portfólio inclui uma variedade de biestimuladores, com diferentes diluições para atender às necessidades específicas de cada caso.
Um de seus principais produtos é a Radiesse®, composto de 30% de microesferas de hidroxiapatita de cálcio e 70% de gel de carboximetilcelulose.
Bioestimulador Hidroxiapatita de Cálcio Radiesse, da Merz.
Indicado para preenchimento profundo dos tecidos moles subdérmicos, o Radiesse® é eficaz na correção de rugas e sulcos moderados a severos, além de conceder contorno e melhorar a flacidez da pele.
Rennova
A Rennova é outra marca de destaque no setor de harmonização orofacial, oferecendo produtos para profissionais que buscam promover tratamentos estéticos avançados.
Dentre as soluções, podemos destacar o Bioestimulador Elleva®, desenvolvido com Ácido Poli-L-Láctico (PLLA). Essa substância é indicada para volumização e reconstituição facial, podendo ser aplicada nos planos subdérmico, subcutâneo e supraperiostal.
Bioestimulador de colágeno com Ácido PLLA para Face E Corpo Elleva, da Rennova.
Da mesma forma, outra opção da marca é o Rennova Diamond, composto por Hidroxiapatita de Cálcio e aplicável nos planos subcutâneo e periósteo. O produto é ideal para a correção de rugas e sulcos faciais, cicatriz de acne, sustentação, contorno mandibular e bioestimulação.
Bioestimulador de colágeno de Hidroxiapatita de Cálcio Diamond, da Rennova.
Como escolher o bioestimulador de colágeno ideal para seus tratamentos?
Na hora de selecionar um bioestimulador de colágeno, é importante considerar os seguintes fatores:
- Queixa principal do paciente;
- Condição da pele;
- Histórico médico;
- Regiões a serem tratadas;
- Expectativa em relação ao resultado;
- Tempo de início do efeito e durabilidade;
- Dentre outras variáveis.
Além disso, vale ressaltar que não existe um bioestimulador de colágeno “perfeito”. Cada substância possui características únicas que contribuem para o sucesso de seus tratamentos estéticos odontológicos.
Por fim, continue acompanhando o blog da Dental Henry Schein para se manter por dentro das últimas novidades, produtos e assuntos relevantes do setor odontológico.